segunda-feira, 26 de março de 2012

Doces e Travessuras: o Halloween em Nova York

Muitos me perguntam porquê escolhemos o final de outubro para ir aos Estados Unidos, quando a temperatura já está bem fria. Mas já passamos aqui no Rio dez meses por ano de calor, sendo de dezembro a março um inferno. Por que não aproveitar para sentir um friozinho gostoso? Bem, friozinho é pouco; estava bem frio mesmo! Gelado! Até nevou fora de época, não?! De qualquer maneira, a temperatura mais baixa ajudou a suportar as longas caminhadas que no calor do verão novaiorquino seriam tão estafantes quando aqui no Rio. Ok, poderíamos ter ido antes. Dizem que maio e setembro são as melhores épocas, quando não está frio nem calor (a temperatura média nessas épocas fica em torno dos 17 graus). Mas como viajamos de milhas, não pudemos escolher muito (aliás, fica a dica: se vai viajar com milhas, planeje e reserve as passagens com muuuuita antecedência). Como não escapamos do período, aproveitamos e fomos conhecer e fazer parte da maior festa popular dos Estados Unidos: o Dia das Bruxas.

Para entender o que é o Halloween exatamente, não precisa ir as suas raízes anglo-saxônicas. Isso definitivamente  não importa. É como se você quisesse entender de onde vem o carnaval (a maior festa pagã do mundo!). Deixa para lá! Divirta-se! O Halloween, para ficar claro, é uma espécie de carnaval misturada com dia de Cosme e Damião. Ou seja, as crianças se fantasiam, brincam e ganham doces! E os adultos vão na onda! 

Festa pra todas as idades!

No metrô se vê cada figura...

É universal!

Em 2011, o Halloween caiu numa segunda-feira e ao contrário do que possa pensar, não é um feriado não. O que não quer dizer nada, porque o fim-de-semana inteiro é festa! Em Nova York o que não falta é descontração por causa da data. Desde sexta-feira a cidade foi invadida por pessoas com as mais inusitadas e divertidas fantasias. Até para o trabalho elas vão fantasiadas. Sério! Festas não faltam pela cidade, é só escolher uma! No dia 31 em si acontece em Nova York o grande desfile de Halloween, no Greenwich Village. O desfile é na rua, aberto a todos que querem ver e até participar. Todos os anos eles recrutam voluntários para preparar as alegorias e na hora do desfile, se você estiver fantasiado, não se acanhe e junte-se a turba! 

Nós pegamos o desfile já iniciado, mas ainda foi muito divertido ver a garotada na rua fantasiada, bebendo e brincando. Ficamos imaginando como deve ser legal ser universitário e viajar para Nova York nessa época do ano...

Trechinho do desfile.

Cuidado amor!

Sim, ele estava lá! E eu achei!



Curtam ai o vídeo dessa festa!





Dicas:


Onde comprar fantasia:
Ricky's Halloween
New York Costumes
PartyCity

A Amazon também vende fantasias. Mas e legal experimentar, não? Então visite o site dessas lojas acima (a Party City é bem legal) e depois vá a loja física comprar. Nos sites têm os endereços.

Existem duas lojas do "Jack's" (lojas de bugigangas tipo US$ 1,99 que vende adereços) em Manhattan: a melhor delas é na rua 32, entre a Sexta e Sétima avenidas, pertinho do Madison Square Garden; a outra é na rua 40, entre a Quinta e a Park Ave, próxima à Biblioteca Pública e ao Bryant Park.)

Depois do desfile, se você não vai a alguma festa, vai ao menos querer jantar, não é mesmo? O Village tem vários restaurantes bons e com preços acessíveis, que servem o three course meal, que nada mais é que um menu com preço fixo onde você consome três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. Quando fomos, estava mais ou menos na faixa dos US$ 25 por cabeça, em média.

Nós acabamos indo no The Mussel Pot, já que tínhamos comprado o Groupon (lembre-se: cadastre-se no Groupon de NY e economize!). Esse restaurante é especializado em mariscos (ou sururu, se você for do Espírito Santo). Eles têm várias receitas com esse fruto-do-mar, que vem servido na panela (daí o nome do lugar) acompanhado de fritas (escolhe as batatas-doce, vai por mim!), couve ou até mesmo arroz branco. Peça quanto pão de centeio quiser para saborear até a última gota do molho! A casa tem variedade de vinhos e cervejas de diversos países também.

A fachada do The Mussel Pot!

Site do restaurante: http://www.themusselpot.com/ 

No próximo post: a volta pra casa, e muitas dicas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário