quarta-feira, 21 de março de 2012

Museus de Nova York

Ir a Nova York única e exclusivamente para fazer compras ou para assistir um espetáculo na Broadway, com o perdão de meu francês, é uma idiotice. Além da arquitetura diversificada em toda a cidade, o que por si só já  é uma grande exposição a céu aberto,  a Grande Maçã tem diversos museus. Os mais famosos são o MoMa (Museu de Arte Moderna), o Guggenheim (também de arte moderna), o Metropolitan (uma espécie de versão resumida do Louvre, de Paris) e o Museu de História Natural (com seus famosos fóceis pre-históricos e muito mais).

Além desses museus, há diversos outros menores, mas de igual importância para engrandecimento cultural, como o Museu do Design, o museu do Holocausto, o Museu de Cera da Madame Tussauds e o Museu do Sexo. Sim, do Sexo! Isso sem falar no Intrepid, um porta-aviões aposentado que exibe várias aeronaves e veículos militares (e até Civis, já que em seu deck está "pousado" um concorde!). 

Então, prepare-se para viver uma grande aventura cultural em Manhatam! Descanse bem a noite pois disposição física será requerida para percorrer todas as alas dos museus, principalmente o Metropolitan e o História Natural.


MoMA

O MoMa fica bem pertinho do Rockfeller Center e é uma boa agendar a visita para o mesmo dia. Caso queria economizar para gastar em compras, dê preferência para as sextas-feiras a tarde. Como eu já disse no post passado, a loja Target patrocina a entrada as sextas-feiras depois das 16h. Como o museu só fecha as 22h, tem tempo de sobra para apreciar a nata da arte moderna. Pollock, Picasso, Van Gogh, Matisse... Todos esses pintores têm quadros lá. Isso sem falar de esculturas e instalações inusitadas. Sim, tem fila, sim é cheio. Mas para economizar 20 doletas no ingresso, vale o esforço (que nem é tanto, vai...).

A fachada do museu.

I love NY!


Metropolitan

Tido como um dos mais importantes museus da cidade, o Met, como é conhecido pelos newyorkers, fica coladinho no Central park, na Quinta Avenida, a apenas alguns metros do Guggeiheim. Não precisa se preocupar com o valor do ingresso, que é sugerido em US$ 25. Você paga o quanto quiser, até um dolar. Eu e Ana demos US $ 5 e ninguém fechou o sorriso! Ao entrar, à esquerda do hall principal, já estamos dentro do Egito Antigo e isso já valeria pagar o ingresso inteiro. SEN-SA-CIO-NAL! As alas Medieval e Roma e Grécia antigas também são estupendas. É um museu para se passar o dia inteiro! Pode-se sair para almoçar e entrar novamente; é só não retirar o pin passaporte da camisa. Agora, se sua visita precisa ser cronometrada, pegue um mapinha do museu, disponível na entrada, e marque as atrações que quer ver; vai lhe economizar um bom tempo.



Se quiser, você ainda pode estender sua visita ao The Cloisters, o museu medieval que faz parte do Met. Se você for no mesmo dia (é meio longe do Met, mas de metrô se chega a toda a cidade! lembra do Metrocard? pois use-o!), não precisa pagar outro ingresso. Nós, infelizmente, não conseguimos ir. Fica para a próxima!

American Museum of Natural History

Outro museu que merece dedicação na visita. É para se perder lá dentro. Fósseis de dinossauros e também de mamíferos pre-históricos são a grande atração do museu, que ainda tem um planetário magnífico! A ala sobre a evolução humana é um espetáculo a parte. E ele fica em frente ao Central Park, na Central Park West Ave., e é só sair de lá e curtir um passeio ao ar livre no parque, como fizemos.

Bubba?

Evoluindo...

Meu dino favorito!

Guggenheim

Seis quadras antes do Met (seguindo o fluxo do trânsito), na quinta Avenida, fica o Solomon Guggeiheim Museum. Não fomos nele por estar com o tempo meio apertado (a nevasca que pegamos meio que alterou um pouco nosso roteiro), mas não poderíamos passar por ele sem tirar uma foto na frente, admirando sua arquitetura imponente. É o único museu dos grandes em NY que tem a entrada cobrada pra valer. Custa US $ 18. Se você tem o New York Pass, use-o aqui sem titubear! Infelizmente, como não entrei no museu, não posso dar mais dicas...


Museu do Sexo

Aproveitando um cupom comprado on-line (atente-se a essa palavra: CUPOM! cadastre-se no Groupon e em outros sites que garantem bons descontos na cidade), fomos conhecer esse curioso espaço na Rua 27 esquina com Quinta avenida. Em cinco andares, o simpático e inusitado museu mostra curiosidades sobre sexo ate entre os animais. É divertidíssimo! Vá sem preconceitos. No térreo há ainda a loja do museu, com vários produtos, desde lubrificantes aromáticos até livros de feitiços para conquistar o amor. E no sub-solo um bar temático com bebidas afrodisíacas. 


WTF?! Você teria essa escultura em casa?



The Intrepid

Este estava em nossa programação mas acabamos não tendo tempo de ir. Mas se puder, não perca a oportunidade de visitar um porta-aviões aposentado e sua exposição sobre as mais fantásticas máquinas de guerra (carros, foguetes, aeronvaes). Tem até um submarino nuclear (desativado, espero) ao lado, como um anexo ao museu.

 DiscoveryTimes Square

Nem só de espetáculos e neons vive a Times Squre. Ali na Rua 44, entre a 7a. e a 8a. fãs de história e ciência poderão visitar as exposições itinerantes no museu do canal de documentários mais pop do mundo! Quando fomos, visitamos a exposição CSI: The Experience, que compramos também com desconto do Groupon. Na exposição, você tem até três crimes para desvender, exatamente como um CSI (de Las Vegas). Essa mesma expo estava na Philadelphia, no Instituto Benjamin Franklyn, mas como já havíamos comprado o cupom para NY, lá fomos nós na fria e chuvosa manhã de sábado (que se transformou na geladíssima tarde de nevasca!) esclarecer um crime (e ainda ganhamos um diploma de CSI!!!).

Crime solucionado!


Museu de Cera da Madame Tussauds

Presente em algumas cidades mundo a fora, o museu de cera mais famoso do mundo fica na Rua 42, entre a  Sétimas e Oitava avenidas. É uma aventura ver seus ídolos e outras personalidades representadas (a maioria com perfeição absoluta!). Ótima oportunidade para tirar fotos! Fique a vontade!

Ao lado do Madame Tussauds fica o Ripley's Believe it or not (sim, o Acredite se quiser!), um museu com as maiores bizarrices do mundo! Não fui, mas o Hall de entrada já tem algumas peças legais. Tendo tempo, vale a visita, certamente!

Alô? Dilma?

Então, sr. Allen, meu marido é roteirista...

Bueller? Bueller?

Fique aqui com os vídeos de nossas visitas ao museus (o Met não pode filmar, mas dei um jeitinho de conferir algumas imagens). 

MoMa e Madame Tussauds



Metropolitan e História Natural



Museu do Sexo



Dicas:

Essas andanças todas poor Manhatam exige boa disposição, claro, e boa alimentação. Fuja do óvbio! Comer bem em NY é possível sim, e com pouca grana. Claro, um cachorro-quente na carrocinha ou numa lanchonete é boa pedida, um Mac Donald's ou burger King tentadores e até baratos. Mas existens bons restaurantes, até mesmo de Fast food, que fogem do trio sanduiche-batata-refri.

Pra quem gosta de Mexicano, o Chipotle tem lojas espalhadas por toda a cidade. Quer um feijão com arroz? Lá tem! E de primeira! Nós fomos no do Empire State Biuding. Bom atendimento e comida excelente. Ah, cuidado com a pimenta! Até a mais fraquinha é queeeente!

No Rockefeler Center tem uma praça de alimentação no subsolo, onde você acha Star Bucks (aliás, em cada esquina tem um!) e ao lado dele um excelente restaurante italiano. Você pode escolher a la carte, sentado à mesa, ou self service, onde você escolhe o que quer comer (recomendo da lasanha a bolonhesa!) e paga por item.

Quer beber algo saudável, um suco de verdade que não aquelas águas coloridas que só americano gosta? Vá ao PAPAYA KING! Suco de mamão com laranja de primeira, espremido na hora! Baratinho e com um ótio hot dog também! Nós fomos em um na Rua 86 esquina com Terceira avenida.


Próximo post: HALLOWEEN EM NY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário